top of page
Buscar
  • Foto do escritorEmanuelle Araújo

Como definir metas para 2022?

Recentemente saiu uma matéria no Estadão onde dizia que o melhor “é não se entupir de metas e cuidar da saúde mental”, parto sempre do princípio que nas extremidades está a disfuncionalidade, ou seja, o excesso de metas ou até mesmo metas irrealistas, assim como a ausência delas, pode ser prejudicial à saúde mental.


Vamos partir de um ponto de equilíbrio, onde você olha para sua vida e cria uma diretriz do que deseja realizar, orientando suas ações para realização de uma maneira realista, para que consiga de fato atingir seus objetivos e não ser tomada por uma onda de frustrações. Como fazer isso?


Inicialmente estruture suas metas de curto prazo, pois elas te darão dados para posteriormente criar as metas de médio e consequentemente de longo prazo.


Gosto muito do conceito SMART para criar essa estrutura, ou seja, toda meta/objetivo precisa ser:


S – Específica: sua meta precisa ser específica, faça com que seu objetivo seja claro, não deixando dúvidas do que deseja como resultado;

M – mensurável: precisa ser medida de alguma maneira;

A – alcançável – deve ser possível de alcançar;

R – relevante: deve ser algo importante para você;

T – tempo: deve ter um prazo estabelecido para atingir o objetivo.


Exemplo: Emagrecer (específico) 10 quilos (mensurável e alcançável) para melhora em minha saúde e estética (relevante) até 20 de dezembro 2022 (tempo).


Após definir suas metas enquadrando-as no conceito SMART, utilize a ferramenta 5W2H que será norteadora para que você entre em ação.


Você pode fazer o preenchimento em uma planilha no excel para cada meta que deseja alcançar, isso vale para metas pequenas e grandes.


Criar uma diretriz simples para ação é essencial para nortear suas ações, uma vida direcionada e produtiva é aquela que você traça uma direção sem ficar a mercê das circunstâncias. Fez sentido?


Agora é com você!

Com carinho,

EA.

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page