Carreira e os diferenciais competitivos

January 1, 2019

 

 

Para atender as necessidades e exigências que se renovam continuamente num mercado de trabalho cada vez mais criterioso, é fundamental, ao buscar um emprego ou projetar uma carreira, ter diferenciais, se esforçar para mantê-los e tentar inová-los ao longo da trajetória profissional. Mas o que, afinal, faz um profissional ser diferente, se destacar e ser cobiçado no mercado?

É a combinação das competências técnica, comportamental, interpessoal e emocional que garante vantagem competitiva. Por isso, essas são habilidades essenciais para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso e que seja sustentável.

Assim, seguem algumas dicas que contribuem muito para atender às novas demandas e dinâmicas do mercado de trabalho atualmente:

 

Ouça

Pratique diariamente a escuta ativa. É nesse momento que você precisa parar tudo o que estiver fazendo para ouvir essencialmente, ou seja, com atenção, interesse, respeito, olho no olho e participação.

 

Fale

Comunicação assertiva é uma grande virtude. Expressar-se de forma clara, objetiva, honesta, respeitando o ponto de vista do outro, depende de desenvoltura e demonstra flexibilidade.

 

Comporte-se bem

Que postura comportamental adotar no ambiente de trabalho? Dar acesso ao outro, permitir-se receber informações de maneira tranquila, aberta e flexível é um ótimo começo. Você aproxima e obtém mais atenção quando adota essa postura.

 

Mexa-se

Pense em proatividade. Ser uma pessoa dinâmica, proativa, com iniciativas, atenta às necessidades e responsável com o todo faz a maior diferença.

 

Relacione-se

Ter a capacidade de relacionar-se com as outras pessoas levando em consideração o momento em que elas vivem. Sempre costumo dizer que os 3 “C”s são fundamentais: colaborar, contribuir e compartilhar.

 

Cuidado com as emoções

Fator importantíssimo para quem busca o desenvolvimento contínuo, é necessário ter discernimento em todas as ocasiões, para expressar e gerenciar suas emoções, não importa se para manter um ambiente saudável, para conseguir ascensão profissional, mudar de carreira, fazer uma entrevista, participar de uma reunião e sobretudo conseguir os resultados desejados.

 

Trabalhe em equipe

Saber trabalhar em equipe é essencial, colocando em prática a competência interpessoal, compartilhando conhecimento e gerando resultados.

 

Lidere

Praticar a liderança é outro diferencial importante. Exige todas essas habilidades citadas anteriormente e um profundo autoconhecimento. Tem que gostar de gente, contribuir para o desenvolvimento do outro e, sobretudo trazer o resultado almejado.

 

São muitos os fatores a serem considerados para uma carreira de sucesso e a conexão com a sua essência, pilar principal no processo de escolhas e desenvolvimento, pode contribuir efetivamente para o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes que vão proporcionar o fortalecimento e o reconhecimento dos seus pontos fortes para obtenção dos resultados desejados e que se sustentem ao longo do tempo. 

 

Um abraço e até breve,

Emanuelle.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Carreira e os diferenciais competitivos

January 1, 2019

1/1
Please reload

Posts Recentes

February 21, 2019

December 1, 2018

Please reload

Arquivo
Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

©2013. Emanuelle Araújo – Psicóloga | CRP 08/16784. Todos os direitos reservados.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Ícone cinza LinkedIn